A guerra pelo melhor!

>> quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A guerra pelo melhor!
(por Nilce Balieiro)

Especificação por desempenho

Especificar tecnicamente um produto dentro da área de construção civil passou de “acessório importante” a peça fundamental em pouco tempo.

A dimensão dessa discussão aumentou rapidamente e seu impacto igualmente forte ainda causa reações que vão da incredulidade dos resistentes a rápida adaptação dos astutos. Isso me faz lembrar quando apareceram os primeiros CDs substituindo os discos Lps tradicionais. Os resistentes diziam: essa moda é uma opção que demora a “pegar”. Em prazo de dois anos as lojas vendiam 80% de CD, deixando LP’s para saudosistas e colecionadores. Os toca-discos praticamente haviam evaporado das prateleiras de eletrodomésticos e as pessoas passaram a ficar exigente em relação a maior fidelidade na reprodução do som. O impacto foi sentido nos ouvidos e também na configuração das lojas que não precisaram mais de grandes espaços e reduziram suas instalações drasticamente.
Tudo isso em 2 anos!
Parece que, guardadas as proporções, o caminho das especificações técnicas está seguindo o mesmo rumo.

Uma das principais razões desse primeiro salto de qualidade deve-se certamente ao fato de que as certificações dos Green building começaram a mostrar que vieram e vieram para ficar.Imediatamente no momento seguinte desqualificam famílias inteiras de produtos sem conformidade com as novas regras internacionais de qualidade e os famosos selos de certificação verde dos edifíciosA onda da sustentabilidade Não é mais uma onda: é a face de uma realidade transformadora!
Os arquitetos e construtoras passaram a atuar fortemente na melhor escolha de produtos e no entendimento das qualidades técnicas adequadas. Desempenho passou a ser “a palavra chave”.
Afinal o que é Especificar por desempenho?

Aqui vai uma resposta rápida, didática e quase simplista: atribua uma nota para cada qualidade e desempenho qualificado do produto e escolha pela somatória mais adequada ao índice ideal. Mudança de comportamento que submete o profissional à menor influência deste ou daquele fabricante e foca no comportamento e nas conformidades de aplicação do material!

Nesta altura do jogo algumas alterações no cenário já se sentem: a velha questão do material Igual ou parecido deixa lugar para tabelas e índices de performance dos produtos, índices numéricos que favorecem comparativos em tabelas e leituras de curvas que não deixam dúvidas.
Igual ou parecido em números deixam de ser alvo de longas discussões para abrir espaço para a discussão técnica de aplicação e conformidade com certificações e critérios de aplicações que seguem normas claras e por fim reabilita o velho e conhecido: O similar, que retoma seu lugar de honra como aquele que tem as propriedades idênticas, executa funções similares e tem números que gravitam em torno dos mesmos índices aceitáveis de performance, renovado agora também pelo fato que há índices de tolerância já estudada para avaliar o quanto semelhantes são realmente as marcas?
Bem as marcas também se adaptam às novas posições nesta batalha. Deixam de ser o referencial para especificação e passam a significar indicativos de confiabilidade, bons resultados em inovações e adaptações de produtos a esses novos ventos. Passam a categoria de parceiros que também adaptam produtos e linguagem a essa realidade renovada colocando a disposição do mercado produtos igualmente adequados aos novos critérios de especificação por desempenho!
Marcas assumem seus verdadeiros papeis de co-responsáveis pelo sucesso.E os relacionamentos profissionais com os fabricantes onde fica?
Este o personagem ganha agora ainda mais destaque:A fidelização dos clientes ganha cada vez mais espaço nas estratégias empresariais e a grande ponte para chegar lá é a construção de bons relacionamentos.
O profissional responsável pela criação e manutenção de relacionamentos continuará exercitando seu melhor papel de suporte técnico por excelência, de parceiro comercial por outro lado e de principal diferencial entre todos os milhares de concorrentes, pelo lado mais poderoso o dos bons negócios!!
Bem-vinda transformação!

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